Primeiro registro de agroindústria de ovos do DF é entregue na AgroBrasília

Parceria entre equipes da extensão rural e da fiscalização sanitária acelerou o processo de registro do estabelecimento

63

O produtor rural André La Rosa comemorou a oficialização de sua agroindústria de pequeno porte de ovos, a primeira desse segmento no Distrito Federal a receber o registro da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura (Seagri). A equipe de agroindústria da Emater-DF assessorou e orientou André em todas as etapas do processo. O documento foi entregue nesta sexta-feira (26), durante a AgroBrasília 2023.

“Como em uma engrenagem, o grau de dificuldade da exigência sanitária é muito grande, mas a gente foi se adequando e compreendendo, e hoje eu entendo o porquê dessas exigências”André La Rosa, produtor rural

O processo de registro, que levou ao todo sete meses, transcorreu mais rápido do que a média do tempo demandado para regularização de agroindústrias, que geralmente passa de dois anos. “Vale enfatizar a parceria entre a extensão e a fiscalização, porque quando a gente anda lado a lado, acontece o que aconteceu hoje: o processo anda muito mais rápido”, apontou o técnico em agroindústria da Emater-DF Paulo Alvares, da equipe especializada em agroindústrias da empresa.

“Cada um contribuiu para isso acontecer”, contou André La Rosa. “Como em uma engrenagem, o grau de dificuldade da exigência sanitária é muito grande, mas a gente foi se adequando e compreendendo, e hoje eu entendo o porquê dessas exigências.”

Segurança para o consumidor

A gerente de inspeção da Dipova, Mônica Câmara, explicou que a legislação sanitária traz um embasamento científico e de experiências anteriores em sua formatação e, por isso, cada exigência tem uma razão: “Toda a parte de higiene e fluxo de produção é muito importante, porque faz diferença para o produto final, e isso traz uma segurança melhor para o consumidor, que, ao consumir um produto inspecionado, sabe que aquele produto é seguro pra ele e pra família dele”.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou: “Somos grandes parceiros e transformadores da vida das pessoas; parabéns a todos pelo empenho, porque esse é o nosso papel e a nossa missão: levar o desenvolvimento rural a uma comunidade”.

*Com informações da Emater-DF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Emater-DF / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui